Pular para o conteúdo principal

Salário de profissional qualificado sobe até 30%


 

Falta de mão de obra qualificada faz empresas de diversos segmentos reajustarem as remunerações de profissionais que são raros no mercado

15 de agosto de 2011 | 23h 00


Ligia Tuon, do Jornal da Tarde
SÃO PAULO - O salário do trabalhador brasileiro com qualificação, ou seja, nível superior, está até 30% mais alto este ano na comparação com 2010. Isso é o que indica pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Half. As áreas que se mostram mais valorizadas são jurídica, tecnologia da informação (TI), engenharia, marketing e vendas, finanças e contabilidade e mercado financeiro.
"Em 2009, vivemos um período influenciado pela crise mundial. Em 2010, tivemos uma grande melhora, com mais contratações e crescimento na economia. E as valorizações refletem essa recuperação", explica o diretor de operações da Robert Half, em São Paulo, Fernando Mantovani.
A maior valorização, de 30%, conforme o levantamento, foi para o setor jurídico. Depois vem o mercado financeiro, com 25%, e finanças e contabilidade, engenharia e TI, com 20%. O estudo indica que quanto maior a experiência do profissional, mais serão exigidas habilidades como integração com as linhas de negócios, visão estratégica, foco em resultados e perfil analítico para vislumbrar oportunidades, o que reflete em melhores remunerações.
Mantovani explica que o aquecimento do mercado é generalizado. "É difícil escolher só uma função dentro das citadas que seja mais procurada. Todos os segmentos estão contratando profissionais", diz .
O segredo é especialização. "Quanto mais específico é o conhecimento do profissional, mais valorizado será", afirma o presidente do portal trabalhando.com, Renato Grimberg. "Um exemplo é que não dá para um engenheiro se formar com cursos."
Mesmo com a crise econômica nos Estados Unidos e na Europa, as previsões são positivas. "Enquanto não houver profissionais na velocidade que o mercado absorve, o salário vai subir. E a perspectiva para os próximos dois anos ainda é de salários ainda mais valorizados", prevê Grimberg.
A necessidade do mercado por engenheiros é a mais urgente. "Temos o programa habitacional do governo, ‘Minha Casa, Minha Vida’, a todo o vapor, o aumento da base de crédito para os consumidores, que têm mais condições de financiar a casa própria, construtoras vendendo como nunca, rodovias sendo construídas, projetos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016", acrescenta Mantovani.
"Como não há engenheiros suficientes no mercado, as empresas acabam aumentando o valor dos salários para atrair mão de obra qualificada", explica Ivan Carlos Witt, presidente da Steer Recursos Humanos.
Já o mercado financeiro exige um aumento na mão de obra na área de exatas. "Essa é a maior carência desse mercado", diz Witt. "Além disso a área financeira pede pessoas de confiança e qualificadas, para poder administrar questões de investimentos e aplicações", completa a professora do núcleo de gestão de pessoas da ESPM, Adriana Gomes.
Formada em marketing, Vivian Paulino, de 26 anos, notou o aquecimento da sua área e trocou de emprego este ano para ganhar 30% mais. "Cada vez mais empresas, geralmente novas no mercado, estão percebendo a importância de alguém especializado para trabalhos específicos de divulgação", conta a trabalhadora. "Comecei até a fazer uma pós graduação para me especializar mais."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...