Pular para o conteúdo principal

Você acha que ler é difícil?

Muitas pessoas tem por si que ler é uma das ações mais difíceis de serem praticadas! Concordo com elas, pois a primeira vista, tudo que nos propomos a fazer parece ser muito complicado no começo. É aquela antiga frase sussurrando aos ouvidos: Tudo é uma questão de hábito!

E temos que admitir: é mesmo! Às vezes nos sentimos desmotivados para tomar banho, escovar os dentes, ir ao banheiro. Mas ficamos agoniados depois de um dia de muito calor, de comer aquela torta de chocolate ou depois de ingerir alguns litros de água durante um jogo. Na hora, achar um banheiro é tudo que queremos, pois ele é nossa solução e alívio!

Deveria ser assim na hora que pegamos a folha de redação! O que tem a ver com o relato anterior? Tudo! Só escrevemos quando não há mais saída, mas quando chega a hora da aprovação e lemos a redação do vestibular, saber aquele determinado assunto é tudo que queremos, é chave! 

Só há uma forma de você ter alívio diante dessa situação: saber o que escrever! E você só saberá o que escrever se tiver conhecimento, ou seja, leitura. 

Por isso, se disponha a ler, mesmo que a princípio não seja a ação mais fácil que você tenha tomado!

A leitura pode ser um hábito prazeroso!

O primeiro mês pode ser o mais complicado, pois seu organismo ainda estará formando o hábito. Não desista se nos primeiros dias duas ou cinco páginas for penoso, pois é natural! Decida continuar; quando você vencer esta etapa, a próxima não será nada difícil. Se você tiver lido um livro de 70 páginas, poderá avançar para um de 80 ou, dependendo da disposição, para um de 100!

O interessante é que você pode tomar a decisão de ser tornar um leitor assíduo a qualquer momento!

Tomar a postura de leitor regular talvez seja a mais difícil que você adotará, no entanto, também é a mais sábia e duradoura!
Uma vez que um indivíduo começa a descobrir a leitura, a tendência é não parar!

O livro é a maneira mais rápida e fácil de adquirir conhecimento. Tudo se resolve em questão de um dia, dias ou dependendo da pessoa, meses. De qualquer modo, é uma informação adquirida e assimilada em curto prazo.

Quem lê tem mais vocabulário e também sabe adequá-lo melhor em relação ao assunto abordado. Você não só se tornará um ótimo leitor, como também um excelente escritor!

Portanto, não espere mais, escolha um livro e desfrute da sua leitura sem preocupações! Quando você ver, já estará dando conselhos sobre como se tornar um indivíduo que gosta de ler!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola



Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/voce-acha-que-ler-dificil.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...