Pular para o conteúdo principal

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?



Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir.

Assunto


Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema.

Exemplos de assunto

Eventos
Educação
Comunicação
Tecnologia
Redes Sociais

Tema


Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo.

Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre qual viés da "educação" vocês falariam afinal. Até para que a conversa não se torne algo sem sentido ou conclusão.

Para criar um tema em uma monografia, você poderia juntar:

"Educação" + "Uma Variável" + "O Seu Curso"

Isso daria uma boa perspectiva para pesquisar e para aprofundar a argumentação.

Além disso, é possível delimitar o tema ao descrever itens como:

• Principal área do conhecimento relacionada ao tema (audiovisual, relações públicas, jornalismo, publicidade etc)

• Espaço geográfico e/ou abrangência do trabalho (Brasil, Curitiba, Serra Gaúcha, escola, bairro etc.)

• Período de contexto do trabalho (Século XXI, 2016, Anos 80 etc.)

Exemplos de tema:

Relações públicas e a organização de eventos corporativos no Rio Grande do Sul

Jornalismo impresso como mecanismo de educação em escolas paulistas de Ensino Médio

Propaganda e os novos formatos de anúncios criados a partir do século XXI

Título


O título é o mais simples de todos. Ele serve como uma referência ao conteúdo e ao tema propostos. É através do título que você chama a atenção do leitor ou do espectador para um determinado conteúdo. Por isso, o título precisa ser breve e atrativo, reforçando a ideia principal do trabalho.

Em trabalhos científicos como monografias e artigos, o título pode ser o próprio tema criado para a pesquisa. Essa é uma decisão bastante particular.

Para encerrar este artigo, vale lembrar que todo texto precisa ser desenvolvido dentro de um contexto pré-definido. Isso garante melhor compreensão por parte do leitor e amplia a relevância e significação do material.

Fonte: In: https://www.mazaaa.com.br/2016/05/qual-diferenca-entre-assunto-tema-e-titulo.html [consultado em 28/02/2019]

Comentários

Para que as dúvidas sumam!

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO