Pular para o conteúdo principal

MEC divulga terceira chamada do ProUni

Contemplados devem comparecer às instituições de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas


(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Candidatos que não foram pré-selecionados podem se inscrever na lista de espera
 
O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira a relação dos candidatos aprovados na terceira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para conferir se o seu pedido foi aprovado, basta acessar a página oficial do programa e informar os números da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do CPF.
 
» Bolsa do ProUni deve ser maior em 2012
» ProUni já tem 174 mil formados; Veja os 10 cursos que lideram o ranking!
» Confira outras notícias sobre o ProUni
» Siga o Universia Brasil no Twitter
 
Os alunos contemplados devem comparecer às suas instituições de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Além da carteira de identidade, é preciso apresentar comprovantes de residência e de rendimentos tanto do aluno como dos integrantes de seu grupo familiar. (Confira a lista de documentos exigidos).
 
Será formada ainda uma lista de espera com o nome dos candidatos que não foram contemplados ou que tenham sido pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma. Os interessados em manter-se na disputa pelas vagas ociosas terão que confirmar o interesse em participar da lista entre os dias 8 e 10 de agosto.
 
As convocações, nesta etapa, serão realizadas diretamente pelas instituições de ensino. A classificação dos estudantes considerará a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma nessa primeira opção, a classificação se dará na opção seguinte.
 
Nesta edição, são oferecidas 92.104 bolsas de estudo, sendo 46.970 integrais e outras 45.137 parciais. Há opções em aproximadamente 1.500 instituições de Ensino Superior de todo o país. Enquanto os auxílios integrais são destinados a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, as parciais beneficiam candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...