Pular para o conteúdo principal

DIARIO DE CLASSE - AULAS DE 24 DE MAIO DE 2011

8a. série G - vespertino

Os assuntos que estão sendo tratados nesta turma são as estruturas de palavra e seu processo de formação. A turma entregou o trabalho escrito de formação de palavras que havia sido proposto a uma semana.
Como atividade, fizemos e respondemos questões sobre o assunto dos quais as mesmas serão revisadas para compor a avaliação bimestral.
A turma manteve uma postura boa diante da aula, disciplinada.
Todos os alunos presentes entregaram suas atividades. Muito bom!!!!

Profa. Mônica


6a. série C - Vespertino
Todas as terças-feiras, esta turma tem a "oficina de leitura", o que consiste em fazer a leitura de uma livro previamente escolhido. A turma está lendo os livros "Aventuras de Hans Stadem", "Os doze trabalhos de Hércules" e "O Minotauro", todos de Monteiro Lobato.
Todos possuem uma ficha de registro de leitura para manter o controle de sua leitura, já que esta é semanal.
Ao final da aula, todos anotam em suas fichas até onde leram e devolvem os livros na biblioteca da escola.
Parabéns 6a.C. Ler é viajar sem sair do lugar!

Profa. Mônica


3o.D - Noturno
Para esta turma estava programada a aula de análise sintática. Falamos sobre os tipos de sujeito e os tipos de predicado. Foi uma aula expositiva sobre o assunto com exemplos. Vários alunos e alunas da sala participaram e contribuíram com exemplos.
A parte que mais gerou dificuldades foi quando começamos a falar dos predicados, principalmente em relação aos verbos transitivos (direto e indireto) e aos objetos (também direto e indireto).
Orientei aos alunos que, este conteúdo é uma revisão do aprendido no ensino fundamental e que eles precisavam pesquisar mais sobre o assunto, pois só assim, teriam condições plenas de realização das atividades, uma vez que tenho que trabalhar no abstrato, pois eles não tem o material em mãos durante as aulas, o que dificulta bastante a minha ação como professora e a compreensão deles como alunos.
Ao término da aula, concluímos o assunto, porém, solicitei que pesquisassem e trouxessem dúvidas que pudessem ser discutidas na próxima aula. Batalho pela consciência deste pessoal, pois estão já na porta de saída.
Profa. Mônica

2o.B - Noturno
Esta turma estava extremamente agitada, mais do que de costume. Alunas gritando, alunos falando alto, enfim. Tive que recobrar a atenção para que pudesse então falar do que estava proposto: como fazer uma ATA.
Falei sobre o que seria feito na próxima aula, que serão orientações de como utilizar corretamente um dicionário, aliás, complicado isso, já que estou solicitando que providenciem um dicionário com o novo acordo ortográfico desde o mês de fevereiro. Espero que na próxima aula, ou melhor, na aula de quinta feira, dia 26, estejam "todos"com seus respectivos dicionários.
Falamos sobre o que é ATA, termos de abertura, termos de encerramento, características, conceito, porém, a aula não fora suficiente para que terminássemos tudo, o que teve de ficar para a aula seguinte.
Mas creio que se a sala tivesse realmente colaborado, teria sobrado tempo, pois perde-se muito tempo chamando a atenção de alunos para que se consiga dar uma boa aula.
Profa. Mônica

2o.C - Noturno
Quando me encaminhei para a sala, estavam todos no corredor. Após colocá-los todos para dentro da sala, iniciei a chamada, mas muitos não ouvem devido ao volume das conversas, aí já viu neh?
Logo após a chamada, resolvi ter uma conversa muito franca com eles, pois a questão disciplinar e o compromisso com a aprendizagem são quase nulos, porém, há alunos muito bons nesta turma que tem seu aprendizado prejudicado por conta da indisciplina dos demais.
Espero, sinceramente, que reflitam sobre suas posturas e que amadureçam, pois somente assim poderão realmente aproveitar sua passagem pela escola.
Profa. Mônica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...