Pular para o conteúdo principal

DIARIO DE CLASSE - AULAS DE 24 DE MAIO DE 2011

8a. série G - vespertino

Os assuntos que estão sendo tratados nesta turma são as estruturas de palavra e seu processo de formação. A turma entregou o trabalho escrito de formação de palavras que havia sido proposto a uma semana.
Como atividade, fizemos e respondemos questões sobre o assunto dos quais as mesmas serão revisadas para compor a avaliação bimestral.
A turma manteve uma postura boa diante da aula, disciplinada.
Todos os alunos presentes entregaram suas atividades. Muito bom!!!!

Profa. Mônica


6a. série C - Vespertino
Todas as terças-feiras, esta turma tem a "oficina de leitura", o que consiste em fazer a leitura de uma livro previamente escolhido. A turma está lendo os livros "Aventuras de Hans Stadem", "Os doze trabalhos de Hércules" e "O Minotauro", todos de Monteiro Lobato.
Todos possuem uma ficha de registro de leitura para manter o controle de sua leitura, já que esta é semanal.
Ao final da aula, todos anotam em suas fichas até onde leram e devolvem os livros na biblioteca da escola.
Parabéns 6a.C. Ler é viajar sem sair do lugar!

Profa. Mônica


3o.D - Noturno
Para esta turma estava programada a aula de análise sintática. Falamos sobre os tipos de sujeito e os tipos de predicado. Foi uma aula expositiva sobre o assunto com exemplos. Vários alunos e alunas da sala participaram e contribuíram com exemplos.
A parte que mais gerou dificuldades foi quando começamos a falar dos predicados, principalmente em relação aos verbos transitivos (direto e indireto) e aos objetos (também direto e indireto).
Orientei aos alunos que, este conteúdo é uma revisão do aprendido no ensino fundamental e que eles precisavam pesquisar mais sobre o assunto, pois só assim, teriam condições plenas de realização das atividades, uma vez que tenho que trabalhar no abstrato, pois eles não tem o material em mãos durante as aulas, o que dificulta bastante a minha ação como professora e a compreensão deles como alunos.
Ao término da aula, concluímos o assunto, porém, solicitei que pesquisassem e trouxessem dúvidas que pudessem ser discutidas na próxima aula. Batalho pela consciência deste pessoal, pois estão já na porta de saída.
Profa. Mônica

2o.B - Noturno
Esta turma estava extremamente agitada, mais do que de costume. Alunas gritando, alunos falando alto, enfim. Tive que recobrar a atenção para que pudesse então falar do que estava proposto: como fazer uma ATA.
Falei sobre o que seria feito na próxima aula, que serão orientações de como utilizar corretamente um dicionário, aliás, complicado isso, já que estou solicitando que providenciem um dicionário com o novo acordo ortográfico desde o mês de fevereiro. Espero que na próxima aula, ou melhor, na aula de quinta feira, dia 26, estejam "todos"com seus respectivos dicionários.
Falamos sobre o que é ATA, termos de abertura, termos de encerramento, características, conceito, porém, a aula não fora suficiente para que terminássemos tudo, o que teve de ficar para a aula seguinte.
Mas creio que se a sala tivesse realmente colaborado, teria sobrado tempo, pois perde-se muito tempo chamando a atenção de alunos para que se consiga dar uma boa aula.
Profa. Mônica

2o.C - Noturno
Quando me encaminhei para a sala, estavam todos no corredor. Após colocá-los todos para dentro da sala, iniciei a chamada, mas muitos não ouvem devido ao volume das conversas, aí já viu neh?
Logo após a chamada, resolvi ter uma conversa muito franca com eles, pois a questão disciplinar e o compromisso com a aprendizagem são quase nulos, porém, há alunos muito bons nesta turma que tem seu aprendizado prejudicado por conta da indisciplina dos demais.
Espero, sinceramente, que reflitam sobre suas posturas e que amadureçam, pois somente assim poderão realmente aproveitar sua passagem pela escola.
Profa. Mônica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO