Pular para o conteúdo principal

FGV vai oferecer cursinho para estudantes de escolas públicas


26/05/2013 - 01h55 
FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS E NEGÓCIOS"
Só um dos 50 alunos que entraram neste ano na turma de administração pública da Fundação Getulio Vargas terminou o ensino médio em uma escola do governo.
Para tentar tornar o curso mais plural, estudantes da instituição, com apoio da direção, vão lançar no segundo semestre um cursinho para estudantes de colégios públicos. O objetivo é que eles tenham mais chances de passar no vestibular.
De acordo com Marco Antonio Teixeira, 47, vice-coordenador do curso, a ideia é que esse público deixe de se "autoexcluir". A mensalidade da graduação é de cerca de R$ 2.800.
"Nós temos políticas de bolsa. Se o aluno entrou por mérito, não vai deixar de estudar por causa de dinheiro."
Hoje, em torno de 25% dos estudantes de administração da instituição têm alguma ajuda financeira, desde bolsas totais até modalidades em que os valores são devolvidos após a formatura.
Existe a percepção de que atrair alunos de diferentes origens influencia na qualidade da formação.
"Um dos princípios fundamentais é aumentar a pluralidade de ideias e de valores. Isso vai ser positivo para o curso", afirma Bruna Henrique Caruso, 19, uma das responsáveis pela iniciativa.
O Insper, outra instituição de elite, com mensalidade média de R$ 3.050, adota o mesmo discurso.
De acordo com a gerente de relacionamento institucional, Camila Du Plessis, 6% dos 1.500 alunos têm alguma modalidade de bolsa. "É pouco, mas o que acontece é que muitos deles [estudantes de escola pública] não passam no vestibular."
As inscrições para o cursinho da FGV devem começar no fim junho e as aulas, em agosto. Os interessados serão avaliados por meio de questionários socioeconômicos e de entrevistas. No total, devem ser abertas 40 vagas.
As aulas serão ministradas por estudantes de pós-graduação e de mestrado da FGV.

fonte: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2013/05/1284625-fgv-vai-oferecer-cursinho-para-estudantes-de-escolas-publicas.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...