AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 2013
Leia o texto
abaixo e responda as questões que seguem.
De gramática e de Linguagem (Mário Quintana)
1."E havia uma gramática que dizia assim:
2."Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
3.Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta".
4.Eu gosto das cousas. As cousas sim !...
5.As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
6.As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
7.Uma pedra. Um armário. Um ovo, nem sempre,
8.Ovo pode estar choco: é inquietante...
3.Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta".
4.Eu gosto das cousas. As cousas sim !...
5.As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
6.As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
7.Uma pedra. Um armário. Um ovo, nem sempre,
8.Ovo pode estar choco: é inquietante...
9.As cousas vivem metidas com as suas cousas.
10.E não exigem nada.
11.Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
12.E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
13.Para quê? Não importa: João vem!
14.E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
15.Amigo ou adverso...João só será definitivo
16.Quando esticar a canela. Morre, João...
17.Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
18.Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
19.Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
20.Sonoro. Lento. Eu sonho
21.Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
22.Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
23.Ainda mais:
24.Eu sonho com um poema
25.Cujas palavras sumarentas escorram
26.Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
27.Um poema que te mate de amor
28.Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
29.Basta provares o seu gosto..."
10.E não exigem nada.
11.Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
12.E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
13.Para quê? Não importa: João vem!
14.E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
15.Amigo ou adverso...João só será definitivo
16.Quando esticar a canela. Morre, João...
17.Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
18.Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
19.Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
20.Sonoro. Lento. Eu sonho
21.Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
22.Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
23.Ainda mais:
24.Eu sonho com um poema
25.Cujas palavras sumarentas escorram
26.Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
27.Um poema que te mate de amor
28.Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
29.Basta provares o seu gosto..."
Observe o
trecho do poema:
“...E João pode neste mesmo instante
vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,...”
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,...”
1.
A que
“palavra” se referem as palavras destacadas? A que classe gramatical elas
pertencem? E qual a classe gramática da palavra a que se referem?
2. “As pessoas
atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.”
Temos acima uma frase, uma oração ou um período? Justifique.
3.
Destaque um
advérbio da linha 21.
4.
Leia o
trecho abaixo e destaque dele o pronome relativo.
“Eu sonho com um poema
Cujas
palavras sumarentas escorram”
5. Destaque do texto uma oração.
6.
Destaque do texto um período.
7.
Faça a análise morfológica de todas as palavras
que compõem o trecho abaixo.
“Os puros adjetivos isentos de qualquer
objeto.”
Poema só para Jaime Orvalle
Quando
hoje acordei,
ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse
avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de
resignação
Como contraste e consolo ao
calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo
preparei.
Depois me deitei novamente,
acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e
nas mulheres que amei.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da
vida inteira. 8 ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1980. P. 466.)
8.
Preste
atenção ao titulo do poema. A palavra só
quer dizer que se trata de uma poema solitário
ou que é um poema exclusivamente
dedicado ao Jaime Orvalle? Será que é possível interpretá-la de duas maneiras
diferentes? Parece que sim... aliás, esse é um dos primeiros pontos a atentar
no beleza poética do texto. Se você atribuir à palavra só a significação de solitário,
sozinho, qual a sua classificação
morfológica? E se você interpretar como exclusivamente,
somente?
9.
Dê a classe gramatical a que pertence cada uma
das três palavras em destaque no primeiro verso.
10.
Retire os adjetivos presentes no quarto e quinto
versos do poema e os substantivos a que se referem.
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