Pular para o conteúdo principal

Entenda por que existe a prova de redação


02/08/2012
Você sabe por que a prova de redação existe? A prática da produção textual é um fator fundamental para um bom aproveitamento nos exames, comunicação escrita e principalmente quanto à exposição de suas ideias


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso

Não é nenhum segredo que a parte mais complicada do vestibular é a prova de redação. Com o treino, muitos alunos conseguem desenvolver essa habilidade e escrever bons textos, mas afinal o que é avaliado em uma redação e por que ela existe nos vestibulares?


O primeiro ponto importante é que não se avalia a redação como as outras disciplinas técnicas. Não há exercícios com respostas comprovadas, de múltipla escolha ou matérias e mais matérias para resumir. A redação existe para avaliar o que as outras matérias não conseguem. É a partir dela que os corretores analisam a competência de formular uma resposta sustentável para o que foi proposto pelo tema da redação.

De acordo com o professor Francisco Platão, da rede Anglo de ensino, a redação analisa o grau de maturidade do candidato para defender as suas ideias com argumentos sustentáveis, por meio de um texto dissertativo. "A grande função da redação é examinar a capacidade do aluno em resolver de improviso os problemas que são propostos pela banca", explica.

Se você entra em pânico quando o assunto é redação, o conselho do professor é manter a calma e fazer no mínimo uma redação por semana para ficar mais seguro no dia da prova. "Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso", afirma. Manter-se informado por meio de jornais, revistas e livros também é fundamental para uma boa escrita e aumento de repertório cultural.


A prova de redação do Enem 2012

A prova de redação vai exigir a produção de um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. (Baixe aqui o "Guia do participante - redação ENEM 2012" com todas as regras)

Nessa redação, o candidato deve defender uma tese, que é expressar uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes e estruturados de forma coesa e coerente. O texto deverá apresentar também uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. A redação deve estar regida de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Para não tirar nota zero, os alunos devem prestar muita atenção com a fuga do tema proposto pela banca, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, e principalmente com o número de linhas do texto. A redação deve conter mais de 7 linhas, do contrário, a nota da redação será nula.

Os candidatos também precisam cuidar para não cometer os 15 erros mais graves que desclassificam ou reduzem a nota da prova, como a falta de concordância do verbo com o sujeito, períodos incompletos que comprometem a compreensão e graves problemas de pontuação, entre outros.

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...