Pular para o conteúdo principal

Para participar do Prouni, candidato precisa de 400 pontos no Enem; veja as regras do programa

09/01/2012 - 12h35
Do UOL, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (9), portaria normativa que regulamenta o processo seletivo para concessão das bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) no primeiro semestre de 2012.

Podem participar da seleção candidatos com aproveitamento de no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não tenham zerado a redação.

Segundo a portaria, o MEC disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

São oferecidas bolsas integrais para os candidatos que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Demais critérios para participação
  • Ter feito todo o ensino médio na rede pública;
  • Ter cursado em instituição particular, mas como bolsista integral;
  • Ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte na particular com bolsa integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar a bolsa para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).
  • Não ter cursado nenhum outro curso superior.
     
Consulta de instituições e cursos participantes

Na manhã desse sábado (7), o Ministério da Educação disponibilizou para consulta a relação de instituições de ensino superior e cursos participantes do Prouni.

Os interessados agora podem acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br  e verificar o total de vagas disponíveis em cada curso e instituição. O programa oferecerá 195.030 bolsas. Destas, 98.728 são bolsas integrais e 96.302 parciais.

Inscrição

As inscrições vão de 14 a 19 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. Os candidatos devem informar o número de inscrição e sua senha cadastrada no Enem referente ao ano de 2011 e o número do CPF.

Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou de sua senha no Enem 2011, ele pode recuperá-los no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
 
Comente!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO - NOTA PARA 1º BIMESTRE

Boa tarde, galerinha!! Segue abaixo o link para vocês acessarem a atividade sobre artigo de opinião que faremos nas próximas aulas, afinal, nosso aprimoramento é essencial! Beijo a todos, Profª Mônica (Monni Duka) https://dl.dropboxusercontent.com/u/11262574/art_opiniao_TEXTO-ATT2_Mod_1.pdf Obs.: Não se esqueça de assinar seu acesso ao material. Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf

PARNASIANISMO

Parnasianismo - 28 Exercícios com gabarito 01. (MACKENZIE)  Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma c) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos d) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas e) A obsessão pelo adorno e contenção lírica 02.  (FGV)  Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 03. (UFRS-RS)  Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I – Pode ser considerado um movimento antirromân...

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO, TEMA E TÍTULO?

Dúvida comum entre os estudantes em fase de vestibular, ENEM ou Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Embora, seja uma diferença bastante simples de explicar, como veremos a seguir. Assunto Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema. Exemplos de assunto Eventos Educação Comunicação Tecnologia Redes Sociais Tema Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo. Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre q...