Pular para o conteúdo principal

Como escrever um relatório em 10 passos

Se você souber o que está fazendo, pode ser muito fácil fazer um relatório de livro. Veja algumas dicas que irão te ajudar a impressionar seus professores

Um bom relatório irá abordar uma questão ou ponto de vista específico baseado em exemplos característicos, na forma de símbolos ou temas. Você precisa ter um objetivo claro ao escrever um relatório. Não se esqueça de reunir suas anotações, possíveis aulas sobre o livro e todo o material de apoio, como canetas e marca-páginas.
Confira alguns passos que irão ajudá-lo a incorporar esses elementos importantes:

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 1 - OBJETIVO

Se possível, tenha um objetivo em mente. Sua meta é o ponto de vista que você quer transmitir, o tópico que deseja debater ou uma pergunta que você planeja responder. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 2 - ANOTAÇÕES

Não tente fazer anotações ou notas mentais. Enquanto estiver lendo, mantenha ao seu lado material de apoio como canetas, papel, marca-texto e marcadores de página. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 3 - TEMAS

Ao ler o livro, fique atento para elementos que evoquem emoção, eles podem ser apenas um símbolo ou uma cena completa. Indicarão algum tema ou tópico importante. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 4 - MATERIAL DE APOIO

Use papéis autocolantes para marcar as páginas. Quando você se deparar com algum elemento importante, marque a página e coloque a marcação no começo da linha que se destacou. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 5 - PADRÕES

Note possíveis temas ou padrões. Enquanto você lê e marca as partes importantes, irá perceber um padrão ou tema central. Em um papel separado, escreva esses pontos de forma que você possa repassá-los mais tarde. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 6 - IDENTIFICAÇÃO

Identifique suas marcações. Se você vir um símbolo por vezes repetidas (por exemplo, se autor sempre usa exemplos com insetos, ou a forma como representa certos elementos, etc), identifique essas marcações para referências posteriores. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 7 - ESBOÇO

Desenvolva um esboço enquanto lê. Quando terminar de ler o livro, você já terá várias anotações e possíveis pontos importantes para incluir no relatório final. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 8 - PARÁGRAFOS

Desenvolva idéias para parágrafos. Cada parágrafo deve se relacionar com uma frase ou idéia do parágrafo seguinte. Escreva primeiro as idéias centrais, e depois vá preenchendo com os exemplos. Não se esqueça de incluir o principal ou básico em seus dois primeiros parágrafos. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 9 - REVISÃO

Revise, ajuste e repita. Seus parágrafos irão ficar desorganizados e estranhos na primeira vez que escrevê-los. Leia-os repetidamente e reajuste-os para que as frases estejam na melhor organização e ordem possível. 
  

PARA ESCREVER UM RELATÓRIO: PASSO 10 - INTRODUÇÃO

Revise seu parágrafo introdutório. Esse parágrafo irá fazer a primeira e mais importante impressão de seu relatório. Deve estar impecável. Garanta que ele esteja bem escrito, interessante e contenha uma base com boas teses.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/17/912402/como-escrever-um-relatorio-em-10-passos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO