Pular para o conteúdo principal

Confira os gabaritos oficiais do Enem 2015

ara que serve o Enem?
O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Desde 2009, a prova passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteiras, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
In: http://enem.vc/provas-e-gabaritos-do-enem-2015/ [consultado em 28/10/2015]


Fonte: Universia Brasil 

Ministério da Educação (MEC) divulgou os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem 2015, realizadas no último fim de semana em todo o País. Neste ano, o índice de abstenção foi o menor registrado na história do exame, correspondendo a 25,5% dos candidatos. A visualização das provas no formato digital também poderá ser feita pelo site do Inep até esta sexta-feira (30). 

As notas individuais do Enem 2015 estão previstas para publicação em janeiro de 2016
. Os participantes terão acesso às suas provas de redação após a divulgação do resultado no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.


A nota do Enem pode ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo programa de mobilidade internacional e para obter o diploma de conclusão do ensino médio.


CORREÇÃO REDAÇÃO ENEM 2015
A nota final da redação do Enem 2015 varia entre zero (0) a mil (1000) e será atribuída da seguinte forma:

1. Caso não haja discrepância entre os corretores, a nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores;

2. Caso haja discrepância entre os corretores, a redação será corrigida por um terceiro corretor de forma independe;

3.
 Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;

4.
 Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;

5.
 Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e os dois corretores anteriores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores. Esta banca atribuirá a nota final do participante, desconsiderando as anteriores.

Será atribuída nota zero na redação do Enem 2015:

1.
 Fugir do tema proposta;
2. Não respeitar a estrutura dissertativo-argumentativa;
3. Entregar a Folha de Redação em branco;
4. Entregar redação com até sete linhas – qualquer que seja o conteúdo configurará “texto insuficiente”;
5. Copiar os textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;
6. Escrever impropérios ou desenhos;
7. Não respeitar os Direitos Humanos;
8. Quando parte do texto está deliberadamente desconectada com o tema proposto da redação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO