Pular para o conteúdo principal

Querido aluno, estamos em greve!

Queremos destruir o PLANO MACABRO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SP! - Mas que plano seria esse, professor?

Vou explicar. Sabe aquele professor jovem, que se efetivou há pouco tempo e que chegou na sua escola cheio de ideias, projetos, que dá aquelas aulas maneiras usando multimídia, que sabe o conteúdo pra caramba, que desvendou pra você a equação de 2º grau ou a análise sintática? Eu tenho uma notícia sobre ele. Todo começo de mês, quando olha para o seu holerite ele faz uma jura pra si mesmo: Jura que um dia abandonará as salas de aula, IRÁ EXONERAR (pedir demissão do estado) e sabem por quê? Por que ele fez uma faculdade, estudou pra caramba e hoje é o profissional com nível superior MAIS MAL PAGO DO ESTADO DE SP!

Você já reparou que aquele seu professor mais velho, super experiente, que não precisa nem olhar no livro didático pra explicar aquele conteúdo mega difícil anda desmotivado, sem ânimo, triste e com pouca vontade de dar aulas? Pois é. Ele passou a vida inteira acreditando que um dia as coisas mudariam, que um dia o governo estadual iria reconhecer seu valor, pagar-lhe um salário justo e isso nunca aconteceu… ELE ESTÁ PERDENDO AS ESPERANÇAS e todos os dias ao sair de casa ele se pergunta: Por que, meu Deus fui escolher essa profissão? E seu maior sonho é se aposentar logo pra tentar dar um novo sentido pra sua vida…

Lembra daquele professor novo que ano passado dava umas aulas super legais, que substituía e que, dessa forma, evitava que você tivesse aulas vagas, mas que misteriosamente “sumiu do mapa”? Cara, você nem sabe o que aconteceu com ele… ELE FOI DEMITIDO pelo governo, ele e mais 21 mil professores no estado todo! O governo decidiu que ele terá que ficar 200 DIAS SEM DAR AULAS, isso mesmo! Quase 7 meses sem dar aulas porque se não teria que desembolsar alguma grana para pagar direitos que eles deveriam ter, mas não têm. Cara, imagina se seu pai ou sua mãe ficassem 7 meses desempregados de 2 em 2 anos! Pois é, esses professores ficam…

Às vezes você se pergunta: Poxa, porque meus professores não nos levam na sala do Acessa Escola (computação)? Aluno, você já reparou que essa sala agora está fechada ou está funcionando em apenas um período? Pois é. O GOVERNO DEMITIU MILHARES DE ESTAGIÁRIOS DO ACESSA ESCOLA, impossibilitando, assim, o seu uso. Mas também, nem vai fazer tanta falta, já que a internet de lá parece discada de tão lenta e só tem meia dúzia de PCs para 40 alunos!

Mas teve mais gente na sua escola que tomou “chá de sumiço”. Lembra da coordenadora do fundamental? Lembra do PCAGP, que alguns chamavam de “coordenador geral” e que auxiliava pra caramba os professores, desenvolvia projetos, ajuda vocês o tempo todo? Então mano, eles também foram DEMITIDOS!

Mas espera aí, se você prestar bem atenção, não foram só as pessoas que sumiram… Já reparou que A ESCOLA ESTÁ SEM MATERIAL? Que os professores não estão fazendo chamada porque não têm caderneta? Que muitas vezes você é quem tem que comprar cartolina, papel sulfite, folha quadriculada e que nem mesmo papel higiênico tem na escola?

Tinta para a impressora é uma lenda, você já nem sonha mais com isso… Não podemos nos esquecer daqueles maravilhosos kits de livros paradidáticos que esse ano você não vai ganhar… E já reparou como a sua escola está velha, feia, caindo aos pedaços e nem uma tinta na parede recebe há anos? Pois é. O GOVERNO ESTADUAL CORTOU BOA PARTE DA VERBA QUE DESTINAVA ÀS ESCOLAS e mandou a gente “se virar nos trinta” e dar toda a educação de que você necessita com uma lousa trincada e um giz de má qualidade.

Se você prestar atenção verá que o PERÍODO NOTURNO ACABOU EM MUITAS ESCOLAS e que aqueles seus amigos que trabalham tiveram que mudar de escola ou parar de trabalhar… Perceberá também que mal consegue se mexer porque SUA TURMA TEM MAIS DE 40 ALUNOS e que seu professor nem consegue tirar suas dúvidas ou corrigir uma redação com você porque ele tem mais dezenas de alunos para “dar conta”.

E se você mora numa região quente do estado, meus pêsames… SUA SALA MAL TEM VENTILADORES quando na realidade precisaria de ar condicionado para que você pudesse estudar confortavelmente.

Por tudo isso SEUS PROFESSORES DECRETARAM GREVE! Mas espere um pouco: Você está tendo aulas todos os dias! Como isso é possível se seus professores estão em greve? O governo mandou os diretores colocarem PROFESSORES EVENTUAIS no lugar deles. Tem professor de Matemática dando aulas de História, Português, Geografia… Tem professor de Educação Física dando aulas de Química, Física, Biologia… Agora você está dando risada e pensando: Eles no máximo dão textos pra gente copiar ou mandam a gente fazer uma redação que nem vão corrigir, preencher cruzadinhas, desenhar… Não continuam os conteúdos que estávamos vendo!

A essa altura do campeonato você deve fazer ideia de qual o PLANO MACABRO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Vou revelar: ELA NÃO QUER QUE VOCÊ APRENDA NADA! Ela está boicotando o ensino e aprendizado, porque prefere te ver na ignorância, não quer que você tenha consciência política, porque um povo politizado pode ser uma ameaça a esse sistema corrupto e sujo com o qual convivemos pacificamente. É isso mesmo! O governo estadual não quer te ver numa faculdade, concorrendo de igual pra igual com os filhos dos ricos no mercado de trabalho. E VOCÊ VAI FICAR AÍ PARADO? É por isso, aluno, que estamos em greve! Venha lutar ao lado do seu professor, se manifeste também! Apoie a greve dos professores de SP!!!

Atenciosamente,

Professores do Estado de SP

Comentários

Isabella Moreira disse…
É isso mesmo professora nós alunos sempre julgamos os professores sendo que nós alunos estamos errados em julgamos os professores sem saber opor que agora eu sei o por as vezes nós não temos professores e eu vou passar esse blog para todos os meus amigos e amigas por que eles também ficam julgando assim como eu julgava antes de ler oque a senhora recomendou pra gente ler e a senhora fez o certo nós temos que saber a verdade e eu já conheço a senhora sou do 6ºano-D da escola
E.E.REVERENDO ERODICE PONTES DE QUEIROZ.

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO