Pular para o conteúdo principal

Conheça as regras de padronização da ABNT para trabalhos acadêmicos



Aprenda como definir paginação, margens e espaçamento em sua monografia

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu quais seriam as normas de formatação dos projetos de pesquisa e monografias no país. Para produzir trabalhos acadêmicos deste tipo, é preciso conhecer e estar atento aos padrões exigidos em diversos detalhes. Conheça as regras reunidas pela Universia Brasil e tire suas dúvidas.

FONTE
O corpo do texto deve ser digitado na cor preta, com fonte tamanho 12. As mais usadas costumam ser Arial ou Times New Roman. As exceções a essa regra são:
1. Os textos podem ser de outras cores somente para ilustrações
2. A fonte 10 deve ser usada em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas, fontes e legendas.
Todos os textos devem iniciar no anverso da folha, ou seja, na frente. O trabalho deve ser impresso em folha tamanho A4, branca ou reciclada. Recomenda-se que as impressões sejam na frente e no verso das folhas.
MARGENS
Para o anverso, ou seja, a frente da folha, as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Para o verso, as margens direita e superior são 3 cm e a esquerda e inferior são 2 cm. Confira no exemplo a seguir um modelo de anverso:




ESPAÇAMENTO
Todo o texto deve ter espaçamento de 1,5 entre as linhas, com exceção às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaçamento simples.
As notas de rodapé, inclusive, também possuem as suas próprias normas de espaçamento definidas pela ABNT. Elas devem estar separadas do texto por uma linha fina e ter espaçamento simples (1.0 entre linhas). A fonte deve ser tamanho 10, e caso haja mais de uma nota, elas devem estar alinhadas levando em consideração a primeira letra de cada uma.

TÍTULOS E SUBTÍTULOS
Os títulos das seções sempre começam no anverso, ou seja, na frente das folhas. Eles devem estar localizados na parte superior da mancha gráfica e sempre alinhados a esquerda. A numeração dos tópicos vai depender do desenvolvimento do trabalho, porém, existem normas específicas que garantem a clareza desse sistema no texto.
O sistema mais usado em monografias é a numeração progressiva que segue as regras da ABNT/NBR-6024. De acordo com seus fundamentos, cada seção deve ser numerada usando apenas algarismos arábicos. Seguindo essa ordem, os títulos de capítulos surgem como seções primárias, os primeiros subtítulos como seções secundárias e assim por diante. É importante lembrar que tais divisões só vão até as seções quinárias (veja quadro com exemplo abaixo). Para identificá-las, utilizam-se números separados por pontos, a partir da seção secundária. Lembre-se de que entre o título e os indicadores de seção (números), não há separação por pontos, hífens ou quaisquer sinais gráficos. O que se usa é apenas um toque na barra de espaço (caractere).
Entenda o conceito no exemplo a seguir:
No corpo do texto, a numeração fica desta forma, sempre alinhado à esquerda:
1 TÍTULO (Deve ser colocado em maiúsculas e em negrito)
1.1 Subtítulo (Pode ser escrito em todo em maiúsculas, ou apenas a primeira letra. Também usa negrito)
1.1.1 Subdivisão do subtítulo (Tem apenas a primeira letra em maiúscula e aparecem em negrito)
1.1.1.1 (igual ao anterior) 
1.1.1.1.1 (igual ao anterior)
Se ainda for necessário dividir uma seção ou subseção é preciso usar alíneas. Nelas, em vez de números, usam-se letras seguidas por parênteses, como no exemplo a seguir.
a) xx; 
b) xx; 
c) xxx. 
Lembre-se que a numeração do texto deve corresponder exatamente à que estará no sumário.
NUMERAÇÃO DE PÁGINAS
parte pré-textual de seu trabalho (folha de rosto, lista de ilustrações, sumário, etc.) deve ser numerada sequencialmente, ou seja, com números romanos. A numeração com algarismos arábicos deve começar a partir da parte textual e continuar até o pós- textual. O número das páginas em ambos os casos deve estar localizado no canto superior direito, a 2 cm das bordas direita e superior, conforme exemplo abaixo:

FÓRMULAS E EQUAÇÕES
Se o seu trabalho envolve fórmulas e equações é importante que elas estejam destacadas no texto. Ao utilizá-las, você deve numerá-las com algoritmos entre parênteses ao lado direito da folha: x² + y² = z² (1)
ILUSTRAÇÕES
identificação das ilustrações deve estar localizada na parte superior da mesma. Ela deve ser precedida de uma designação, como desenho, fluxograma, fotografia, etc., que deve estar em negrito. Logo depois, vêm sua ordem de aparição no texto todo (nunca por capítulo), travessão e o título. Na parte inferior da ilustração, deve ser indicada a fonte, legenda e outras informações necessárias, como o ano, por exemplo. É importante lembrar que elas precisam aparecer o mais próximo possível de sua referência no texto. Não se esqueça de centralizá- las na folha.
TABELAS
As tabelas também seguem especificações e, ao contrário do que muitos pensam, não são ilustrações. Na parte superior, identificam-se usando a palavra Tabela, seguida por seu número de ordem no texto, travessão e o título. Abaixo, ficam as fontes. As tabelas possuem a própria lista ao final do trabalho. Confira o modelo abaixo para entender melhor:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO