Pular para o conteúdo principal

Entenda por que existe a prova de redação


02/08/2012
Você sabe por que a prova de redação existe? A prática da produção textual é um fator fundamental para um bom aproveitamento nos exames, comunicação escrita e principalmente quanto à exposição de suas ideias


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso

Não é nenhum segredo que a parte mais complicada do vestibular é a prova de redação. Com o treino, muitos alunos conseguem desenvolver essa habilidade e escrever bons textos, mas afinal o que é avaliado em uma redação e por que ela existe nos vestibulares?


O primeiro ponto importante é que não se avalia a redação como as outras disciplinas técnicas. Não há exercícios com respostas comprovadas, de múltipla escolha ou matérias e mais matérias para resumir. A redação existe para avaliar o que as outras matérias não conseguem. É a partir dela que os corretores analisam a competência de formular uma resposta sustentável para o que foi proposto pelo tema da redação.

De acordo com o professor Francisco Platão, da rede Anglo de ensino, a redação analisa o grau de maturidade do candidato para defender as suas ideias com argumentos sustentáveis, por meio de um texto dissertativo. "A grande função da redação é examinar a capacidade do aluno em resolver de improviso os problemas que são propostos pela banca", explica.

Se você entra em pânico quando o assunto é redação, o conselho do professor é manter a calma e fazer no mínimo uma redação por semana para ficar mais seguro no dia da prova. "Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso", afirma. Manter-se informado por meio de jornais, revistas e livros também é fundamental para uma boa escrita e aumento de repertório cultural.


A prova de redação do Enem 2012

A prova de redação vai exigir a produção de um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. (Baixe aqui o "Guia do participante - redação ENEM 2012" com todas as regras)

Nessa redação, o candidato deve defender uma tese, que é expressar uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes e estruturados de forma coesa e coerente. O texto deverá apresentar também uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. A redação deve estar regida de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Para não tirar nota zero, os alunos devem prestar muita atenção com a fuga do tema proposto pela banca, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, e principalmente com o número de linhas do texto. A redação deve conter mais de 7 linhas, do contrário, a nota da redação será nula.

Os candidatos também precisam cuidar para não cometer os 15 erros mais graves que desclassificam ou reduzem a nota da prova, como a falta de concordância do verbo com o sujeito, períodos incompletos que comprometem a compreensão e graves problemas de pontuação, entre outros.

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO