Pular para o conteúdo principal

APRESENTAÇÃO DA RESENHA

RESENHA


É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor.
Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.

Onde encontrar?

  • Jornais impressos e digitais.
  • Orelhas de livros.
  • Contracapas de livros.
  • Revistas.


Sua Função?


  • O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural  livros,filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa. 
  • Funcionam como uma espécie de guia para o leitor avaliar se quer ou não ler aquele livro ou não,  assistir determinado filme ou mesmo comprar um CD ou ir a um show.


Características


  • Apresenta um misto de informação e opinião;
  • Análise de aspectos positivos e negativos de uma obra ou filmes.
  • A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, "um resumão“.
O que deve constar numa resenha?
  • O título 
  • A referência bibliográfica da obra 
  • Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada 
  • O resumo, ou síntese do conteúdo 
  • A avaliação crítica 

A crítica

A resenha crítica não deve ser vista ou elaborada mediante um resumo a que se acrescenta, ao final, uma avaliação ou crítica. A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetram.
O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo, etc.
Deve ser lembrado que os resenhistas - como os críticos em geral - também se tornam objetos de críticas por parte dos "criticados" (diretores de cinema, escritores, etc.), que revidam os ataques qualificando os "detratores da obra" de "ignorantes" (não compreenderam a obra) e de "impulsionados pela má-fé".


Caríssimos alunos:
Devemos pensar que estas poucas linhas que falam do assunto não esgotam nossas pesquisas. O que apresento aqui é um pequeno esboço de um tema amplo para que você tenha um ponto de partida para ampliar suas pesquisas.

Segue agora abaixo, os vídeos que vocês precisarão assistir para que possam fazer a prova.

10 Centavos - parte 1


10 Centavos - parte 2




Ilha das Flores - parte 1


Ilha das Flores - parte 2



Bom trabalho a todos!

Fonte: 
www.portacurtas.org.br
arquivo pessoal
wikipédia.com.pt
youtube.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO