Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa é a base do tema da redação do vestibular da UFRGS

09/01/2012 12h30 - Atualizado em 09/01/2012 12h30

Enunciado se baseia em passagem do épico Lusíadas, de Luís de Camões.

Alunos são orientados a analisar dificuldades impostas pelo uso do idioma.

Felipe Truda Do G1 RS
Comente agora
Segundo dia de vestibular da UFRGS tem provas de português e redação (Foto: Felipe Truda/G1)Segundo dia de vestibular da UFRGS tem provas de português e redação (Foto: Felipe Truda/G1)
A Língua Portuguesa norteou o tema da redação do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. A informação foi dada ao G1 no final da manhã desta segunda (9) por estudantes que deixaram a prova no Colégio Rosário, em Porto Alegre. O local recebe os candidatos a vagas no curso de medicina. O enunciado completo será divulgado às 16h.
A prova teve um texto abordando o Gigante Adamastor, personagem do épico Lusíadas, de Luís de Camões. Na obra poética, o personagem narra as dificuldades enfrentadas pelos tripulantes da nau de Vasco da Gama em alto-mar. Foi feita uma comparação com as dificuldades que o idioma pode apresentar às nações que o adotam.
Também foram apresentados dados  econômicos e sociais dos países lusófonos. No enunciado, de acordo com os estudantes, foi pedida a análise sobre os empecilhos da língua em três aspectos: a unificação da nação, a caracterização da história e a formação de identidade global, nacional e coletiva.
Além da redação, a prova aplicada nesta segunda (9) conteve 25 questões de múltipla escolha da disciplina de língua portuguesa. No dia anterior, os estudantes testaram os conhecimentos em literatura e língua estrangeira, podendo escolher entre inglês e espanhol. Nesta terça (10), serão aplicados os exames de biologia, química e geografia. O cronograma é encerrado na quarta-feira (11), com os testes de matemática e história.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/01/lingua-portuguesa-e-base-do-tema-da-redacao-do-vestibular-da-ufrgs.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Comente!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO