Pular para o conteúdo principal

Enem: pequeno demais para o Brasil?

26/10/2011
O Enem 2011 passou por altos e baixos. Ao mesmo tempo que alcançou a marca de 61 adesões de faculdades públicas, tem despertado diversas polêmicas.

 
O Enem está cada vez mais sendo aderido pelas faculdades do país. Este ano, 61 faculdades aderiram à prova de alguma forma. Umas terão o exame como a única forma de ingresso, outras substituindo a primeira fase ou compondo parte da nota final, entre outras maneiras.

Por que há tantos problemas no Enem? É irresponsabilidade do MEC, INEP? E como ficam os alunos nesta novela?

No entanto, surgiram diversos problemas antes, durante e após a aplicação da prova. Sem contar que, em 2010, certos alunos tiveram que refazer o Enem por terem sido prejudicados por erro na prova e, em 2009, o exame vazou. É pertinente, portanto, questionar: por que há tantos problemas no Enem? É irresponsabilidade do MEC, Inep? E como ficam os alunos nesta novela?
 
Antes mesmo da aplicação do Enem 2011, 1.200 candidatos haviam recebido o cartão com erro em relação ao local de prova. Depois, Bruna Niella, 22 anos, reclama de erro de fiscal em Goiânia. A jovem acusou o encarregado de aplicar as provas de ter deixado alunos chegarem atrasados e usarem relógio e celular durante a avaliação. Em seguida, no sábado, encontramos mais de 7 contas no Twitter em que os usuários afirmaram ter colado. Um dia depois, no domingo, um repórter do jornal O Globo enviou por mensagem de celular o tema da redação. E, por fim, esta segunda-feira, 24, um fiscal e estudante da Faculdade Cantareira, no campus Belém, São Paulo, declarou que houve descaso com deficientes físicos durante o exame.
 
Todos os fatos mencionados, embora sejam problemas graves, não têm força suficiente par anular a prova. No entanto, esta quarta-feira, 26, um estudante cearense anunciou, em sua conta no Facebook, que alunos do Colégio Christus, no Ceará, teriam recebido questões do Enem 2011 antecipadas. E o MEC, aliás, já admitiu que 14 questões da prova vazaram.
 
Diante de tudo isso, restam algumas dúvidas. Por que dá tanto problema no Enem? Por que não acontece algo parecido na Fuvest, por exemplo? Será que é tão difícil fazer uma prova que não vaze? A incompetência é de quem? Do Inep, MEC, Cesgranrio? Se nos vestibulares da USP ou da Unicamp não acontece algo parecido, teoricamente, não deveria haver problemas, uma vez que o Inep e o MEC são muito maiores que estas outras fundações.
 
O que há por trás disto? Dinheiro, incompetência, descuido? Será que o Enem dá conta de um País do tamanho do Brasil? De avaliar um País com 27 Estados com altas diferenças regionais? Neste caso, se, de fato a prova for anulada, um aluno do Rio Grande do Sul, por exemplo, terá que refazer a prova por causa de um caso isolado no Ceará. Será que é certo aplicar a mesma prova a um estudante de uma comunidade ribeirinha do Amazonas e a outro que mora na Avenida Paulista?
 
O Inep e o MEC, desta vez, têm mais uma bomba-relógio em suas mãos. Esperemos para ver a atitude destes órgãos este ano. Uma coisa é inegável: falta organização por parte dos realizadores do Enem e, infelizmente, os únicos prejudicados nesta história são os estudantes.
 
 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO