Pular para o conteúdo principal

Como Criar um Título para Redação

Redação — Escrito por on July 28, 2011 at 6:36 am
Você costuma ler jornais ou revistas? Se sim, o que lhe atrai para a leitura de um determinado texto? Sem dúvida é o título que o leva a se interessar pelo restante da matéria. O título não só define o conteúdo do texto, como também cria a expectativa no leitor do que esperar do artigo apresentado.
Normalmente as provas de redação não obrigam o uso de título, porém a criação de um título é recomendável para que o examinador já tenha uma breve idéia do conteúdo de seu texto logo no início da leitura.
Não use apenas um título qualquer, mas um bom título, de preferência não muito longo e que represente bem aquilo que seu texto expressa.  Certifique-se que seu título esteja muito bem relacionado com o conteúdo de sua redação. Use títulos atraentes; se coloque no lugar do examinador, pense se você acharia interessante ler uma redação com título que você deu para a sua.

Analise se o título tem a ver com o restante da redação aos olhos do examinador. Às vezes ele parece óbvio para você, mas sem nenhum sentido para quem for fazer a correção.
Uma boa dica, é só colocar o título após a conclusão da redação. Leia seu texto do começo ao fim e encontre uma palavra ou frase chave na qual toda sua redação poderia se resumir. Trabalhe essa palavra ou frase de modo que encontre um título bom e coerente.

Passos para se Criar um Título para a Redação

  1. Defina os 3 pontos principais do seu texto
  2. Leia o texto e anote os pontos que lhe chamam mais a atenção
  3. Como leitor, sobre o que se resume a idéia central do seu texto
  4. Escreva um título que defina a idéia central de sua redação
Fonte: http://www.enemvirtual.com.br/como-criar-um-titulo-para-redacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO